segunda-feira, 20 de março de 2017

Validador de CPF

Validador de CPF
O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento emitido pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda. Seu número é composto por 11 dígitos, sendo os dois últimos os dígitos verificadores, que atestam se o número do CPF é válido, sendo estes o resultado da soma da multiplicação de cada um dos nove primeiros dígitos com o número correspondente a sua posição, parece confuso não é, mas vamos descomplicar.

Para fazermos o cálculo de validação do CPF vamos tomar como base o seguinte CPF 150.315.721-08, lembrando que esse CPF não existe, apenas estamos o tomando como base para explicação.
Como falado anteriormente são os dois últimos dígitos que atestam se o CPF é valido, e estes são calculados baseando-se nos 9 primeiros dígitos.

A validação de um CPF se dá em duas etapas, na primeira vamos descobrir o primeiro digito verificador que é obtido através do resto da divisão da soma da multiplicação de cada um dos 9 primeiros dígitos, respectivamente, por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, por 11. Complicado? Vejamos a seguir.

Primeira etapa.
I - Distribua os números de 1 a 11, respectivamente, na primeira linha de uma tabela, e na linha abaixo distribua os 9 primeiros dígitos do CPF, respectivamente;

II - Multiplique os valores de cada coluna da posição 1 até a 9;

III - Calcule a somatória dos resultados das multiplicações (1+10+0+12+5+30+49+16+9) = 132;

IV = O resultado obtido (132) será divido por 11.

O resto obtido por essa divisão, arredondando para cima caso seja uma dizima muito grande, serão nosso primeiro digito verificador, atentando que se esse número for menor que 3 ou maior que 9 devemos considerar o primeiro digito com sendo (0).



No cálculo acima conseguimos o primeiro dígito verificador (0). Para o segundo dígito verificador, o procedimento é bem parecido e usaremos o primeiro digito verificador no cálculo, acrescentamos ao somatório a multiplicação pelo primeiro dígito obtido anteriormente.

Segunda etapa
I - Para calcular o segundo dígito verificador, fazemos o cálculo conforme ao primeiro dígito, acrescentando ao CPF o dígito encontrado no passo anterior e iniciando a posição por 0;

II - Faça a somatória da multiplicação das colunas (0+5+0+9+4+25+42+18+9+0) = 107;

III - Encontre o resto da divisão da somatória (107) por 11.

O resto obtido por essa divisão, arredondando para cima caso seja uma dizima muito grande, serão nosso segundo digito verificador, atentando que se esse número for menor que 3 ou maior que 9 devemos considerar o primeiro digito com sendo (0).


No cálculo acima achamos o segundo digito verificador como sendo 8, com isso nosso digito verificador fica sendo 08, logo o nosso CPF 150.315.721-08 é um CPF valido.

ATENÇÃO:
Lembramos que o cálculo acima apenas vai informar se o CPF é válido ou não, não sendo possível, com ele, saber se o CPF realmente existe ou não, para essa verificação é necessário consultar o site da Receita Federal do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário